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Teste de Mecânica - Simulado 8
 
01 O sistema do veículo que permite a comunicação com os outros usuários da via, indicando conversões, freadas, marcha à ré, é o sistema de
A) suspensão.
B) direção.
C) transmissão.
D) sinalização.
E) freios.
   
 
02 O instrumento do painel que indica a temperatura é
A) amperimetro.
B) termômetro.
C) odômetro.
D) manômetro.
E) tacômetro.
   
 
03 O velocímetro é importante para o condutor porque
A) indica a quilometragem percorrida pelo veículo.
B) permite ao condutor diminuir a velocidade e fazer a mudança de marcha.
C) indica a velocidade desenvolvida pelo veículo.
D) impede que o veiculo atinja uma velocidade superior a 80 km/h.
E) orienta a velocidade adequada a situação presente.
   
 
04 O termômetro é utilizado para indicar
A) alterações na composição do fluido de freio.
B) a temperatura do motor.
C) a temperatura do combustível.
D) a temperatura do interior do veículo.
E) a temperatura no exterior do veículo.
   
 
05 A função do silencioso do veículo é
A) permitir o movimento do volante, controlando o rumo e às manobras do veículo.
B) criar a centelha necessária para a explosão da mistura de ar e combustível.
C) permitir a partida suave do veículo.
D) diminuir os ruídos vindos da descarga dos gases gerados pelo motor.
E) reduzir drasticamente os níveis de emissão de gases.
   
 
06 São elementos do sistema de freio:
A) disco de fricção, aditivo, lonas de freio.
B) cabos primários, cabos secundários, travas.
C) cilindro mestre, disco, tambor
D) eixo primário, eixo secundário, trem de engrenagens.
E) coroa/pinhão e lonas.
   
 
07 O sistema elétrico é responsável pelo acionamento
A) do freio de pedal.
B) do cabo de embreagem.
C) da válvula de admissão.
D) do carburador.
E) do sistema de partida do veículo.
   
 
08 As peças que compõem o motor necessitam de lubrificação para
A) garantir a temperatura ideal do motor.
B) o veículo pegar facilmente de manhã.
C) reduzir seu desgaste e aquecimento.
D) engatar melhor as marchas.
E) aumentar a sua potência.
   
 
09 A circulação da água entre o motor e o radiador é forçada
A) pelo carburador
B) pela bomba dágua
C) pela bomba de óleo
D) pela roda dágua
E) pela correia dentada.
   
 
10 Fazem parte da embreagem:
A) platô, disco de fricção e rolamento da embreagem.
B) junta homocinética e pivôs.
C) bandejas e barras de sustentação.
D) pedal de câmbio.
E) molas e amortecedores.
   
 
11 O sistema responsável pelo acionamento dos equipamentos de sinalização do veículo é o sistema
A) de freios.
B) de transmissão.
C) de suspensão.
D) elétrico.
E) de alavancas.
   
 
12 A finalidade do carburador é
A) bombear o combustível para o motor
B) pressionar o combustível para o interior do cilindro-mestre
C) pressionar o ar para a a câmara de combustão.
D) manter a temperatura do ar limpos e aquecidos.
E) misturar o ar com o combustível na proporção recomendada.
   
 
13 Os tipos de freio são:
A) mecânico, hidráulico.
B) hidráulico, hidramático.
C) antifricção, hidropneumático .
D) mecânico, eletromagnético.
E) mecânico, elétrico.
   
 
14 O sistema de lubrificação tem a função de
A) diminuir o atrito e refrigerar as peças móveis do motor.
B) aquecer as peças móveis do motor.
C) alimentar o atrito e esquentar o motor para obter maior potência.
D) reduzir a emissão de gases poluentes.
E) refrigerar o motor.
   
 
15 Banda de rodagem, carcaça de lonas, talões e flancos fazem parte do
A) motor.
B) freio.
C) roda.
D) pneus.
E) estofamento dos bancos.
   
 
16 Ao utilizar um veículo com o motor ainda frio deve-se
A) aguardar a temperatura ideal dos pneus, antes de sair.
B) pressionar o acelerador até o assoalho do veículo, antes de dar a partida.
C) acelerar bastante, para atingir a temperatura ideal.
D) evitar acelerações bruscas até o motor atingir a temperatura ideal.
E) dar a partida mais lentamente.
   
 
17 Uma das peças fundamentais do sistema de arrefecimento é
A) a bomba de combustível.
B) o alternador.
C) o distribuidor.
D) a ventoinha.
E) a bateria.
   
 
18 A finalidade do filtro de combustível é
A) controlar a pressão de combustível.
B) aumentar o fluxo de combustível.
C) evitar o excesso de combustível.
D) reter as impurezas do combustível.
E) reter as impurezas do ar.
   
 
19 Os principais sistemas do veículo são:
A) motor, câmbio, diferencial, freio.
B) motor, transmissão, direção, suspensão, freio.
C) motor, embreagem, cardã, eixo motriz, semi-arvore.
D) motor, molas, amortecedores, pneus.
E) motor, freio, escapamento.
   
 
20 Nos veículos mais modernos, o carburador vem sendo substituído por:
A) Ignição eletrônica.
B) distribuição e bobina.
C) ignição e injeção eletrônica.
D) ligação direta.
E) injeção eletrônica.
   
 
21 Os sistemas de arrefecimento existentes podem ser:
A) somente a ar.
B) somente a água.
C) a álcool e a gasolina.
D) a água e a álcool.
E) a ar e a água.
   
 
22 A finalidade da sangria no sistema de freios é
A) aumentar a pressão do pedal de freio.
B) desligar o motor e ligar uma das lanternas.
C) desligar o limpador do pára-brisa
D) sinalizar, parar à direita da via e ligar o pisca alerta.
E) acelerar mais, para que o motor não"morra".
   
 
23 Amperímetro, odómetro, botão de luzes e do limpador de pára-brisas são
A) componentes externos do painel.
B) instrumentos do painel.
C) órgãos auxiliares do motor.
D) equipamentos obrigatórios.
E) equipamentos que auxiliam na escolha do melhor caminho.
   
 
24 O defeito mais comum no carburador caracteriza-se por
A) velas queimadas.
B) filtro de ar furado.
C) entupimento.
D) tanque de combustível furado.
E) rompimento do cabo do acelerador.
   
 
25 A bateria do veículo é responsável pelo funcionamento.
A) da suspensão.
B) da embreagem.
C) do pedal de freio.
D) de equipamentos elétricos do veículo.
E) do sistema de transmissão.
   
 
26 Os gases gerados pelo motor são eliminados
A) pelas janelas.
B) pelo silenciador.
C) pela ventoinha.
D) pelo escapamento.
E) pela ventilação do motor.
   
 
27 A quilometragem percorrida pelo veículo é indicada pelo
A) odómetro.
B) velocímetro.
C) manómetro.
D) conta-giros.
E) termômetro.
   
 
28 Os principais componentes do sistema de transmissão são:
A) caixa de marcha, carburador e distribuidor.
B) direção hidráulica e alavanca de câmbio.
C) embreagem e câmbio.
D) motor, rodas e pneus.
E) molas e amortecedores.
   
 
29 Conforme a disposição dos fios de reforço das lonas, o pneu pode ser
A) tala larga.
B) radial ou diagonal.
C) com câmara ou sem câmara.
D) "slick (liso) ou para chuva.
E) de perfil alto ou baixo
   
 
30 Quem movimenta as rodas dianteiras, lateralmente, colocando o veículo na direção desejada pelo condutor é o sistema de
A) direção.
B) freio.
C) transmissão.
D) suspensão.
E)
arrefecimento.

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